CARNAVAL, AUDIOVISUAL E PASOLINI: os teasers-enredo como linguagem-pedagógica
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-472
Resumo
Este artigo explora a nova abordagem para as apresentações de enredos das escolas de samba ao público por meio de vídeos de síntese, refletindo sobre como as tecnologias audiovisuais contemporâneas influenciam a percepção e valorização das agremiações e como isso se relaciona com o Design. Ao serem adicionadas a outros tipos de peças de divulgação usadas antes – como pôsteres físicos ou flyers analógicos – estudamos as questões levantadas quanto à comunicação visual. Destaca-se o uso da linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica na explicação das propostas carnavalescas, utilizando os teasers-enredo como primeira abordagem da temática daquele ano. A força simbólica dos enredos é intensificada pelas narrativas atuais, visando alcançar mais pessoas por meio da linguagem audiovisual. Este estudo compara os logos de três agremiações (Grande Rio, Mangueira e Viradouro) com seus respectivos teasers-enredo, fundamentando-se nos escritos de Pier Paolo Pasolini sobre a transmutação da linguagem.
Palavras-Chave: design; carnaval; linguagem cinematográfica; enredo.