Autoria em design na capa de Kaya N’Gan Daya: uma análise apoiada na semiótica
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-469
Resumo
Proveniente de uma pesquisa de doutorado em andamento, este artigo traz um caso particular da produção de design de André Vallias, a capa do disco Kaya N’Gan Daya de Gilberto Gil. Ele revelou em entrevista concedida para a pesquisa que teve participação direta na escolha da forma de se escrever o nome do disco, com a contração do pronome “na” e a quebra das sílabas da palavra “gandaia”. A concepção gráfica da capa foi definida a partir desta ideia. Com o objetivo de compreender seu processo criativo em design, partimos da noção de autoria e das suas influências advindas da Poesia Concreta para empreender a análise semiótica da capa, baseada nas dimensões sintática, semântica e pragmática. Concluímos que Vallias empreende uma síntese dos procedimentos da poesia visual combinados com tendências do design contemporâneo dentro do seu processo criativo.
Palavras-Chave: design gráfico; análise semiótica; autoria em design; André Vallias.