ASSOCIAÇÕES ENTRE DESIGN E ARTESANATO: colaborações para a construção de uma nova marca pela Teoria Ator-Rede
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-467
Resumo
Este trabalho visa apresentar parte de uma pesquisa que tem a Casa do Artesão (CdA) em Maria da Fé/MG como objeto de estudos sociotécnicos. Utiliza-se da Teoria Ator-Rede (TAR) como pressuposto para compreender e participar das associações presentes na CdA, a fim de apresentar as controvérsias que a constituíram até então. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas para conhecer a participação dos atores humanos e não-humanos nestes processos. Apresenta-se aqui o mapa elaborado da constituição da COMARTE (Cooperativa Mariense de Artesãos), entidade que possibilitou a organização dos artesãos na cidade e precedeu a CdA. Também são descritas as oficinas que facilitaram a elaboração da nova marca e identidade visual, resultados finais desta etapa de trabalho. A profícua troca de saberes entre designers e artesãos apresenta um aperfeiçoamento do fazer científico com o tensionamento entre condutas, técnicas e ambientes de produção de artefatos destas áreas distintas.
Palavras-Chave: Artesanato; Teoria Ator-Rede; Processo colaborativo.