ÁRTEMIS E APOLO: uma imersão projetual no mercado de joia
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-466
Resumo
O presente artigo apresenta uma experiência imersiva no mercado de joias através da produção de um par de aneis inspirado nas figuras mitológicas Ártemis e Apolo. Remete a representação da razão e emoção, associada a uma relação de coadjuvação recíproca que busca levantar questionamentos a respeito da dicotomia de gênero. Além disso, visa apresentar como a orientação de um designer de joias influenciou no processo projetual. A produção ocorreu em três fases, a informativa, referente a pesquisas e análises, seguida da geração de ideias e concluída com a terceira e última fase, o processo de fabricação. Sendo assim, foi possível observar que, apesar do mercado de joias estar em ascensão no Brasil, existe muito campo para o seu desenvolvimento e pouco apoio governamental o que reflete no meio universitário, levantando questionamentos a respeito de questões que englobam não apenas a indústria da joia, mas também o mercado de trabalho.
Palavras-Chave: Design de joias; Ártemis e Apolo; Dicotomia de Gênero.