ANÁLISE DE PROTOTIPOS DE VESTUÁRIO A PARTIR DE CORPOS HUMANOS DIGITALIZADOS: Uma Revisão Sistemática Da Literatura
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-356
Resumo
Os primeiros softwares de simulação para prototipagem de vestuário em 3D surgiram nos anos 1990. A simulação em 3D reduz custos na criação e edição de modelos, beneficiando especialmente marcas slow fashion, que atendem corpos fora dos padrões do fast fashion. Marcas com processos artesanais enfrentam desafios devido ao porte e falta de pessoal, frequentemente necessitando de profissionais externos, o que dificulta a produção, prova e análise de protótipos. Para apoiar esses empreendedores, o estudo fez uma Revisão sistemática com os seguintes termos: (cad OR clo3d OR style3d AND "Scanned body" OR "Anthropometric measurements" OR "Corpo escaneado" OR "medidas antropométricas" AND moda OR fashion OR vestimenta OR garment OR ajuste OR fit) e recuperou 1.767 artigos em três (03) bases de dados via Portal Capes: Scopus, Web of science e Ebsco, para identificar práticas como: uso de avatares antropométricos simétricos, graduação de tamanhos com medidas digitalizadas, desenvolvimento de modelagens paramétricas, modelagem com digitalizações 3D e prova virtual, e criação de modelagens sob medida em sistemas como Clo3D, apresentando os resultados em um mapa informacional.
Palavras-Chave: Prototipagem Digital; Vestuário; Moda Digital; Revisão Sistemática.