A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL FOCADA NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: um estudo de caso do portal unificado Gov.br

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-352

Autores

  • Laura Suzin Araujo
  • Luciane Maria Fadel

Resumo

Este artigo analisa o papel fundamental do Design na digitalização das políticas públicas no Brasil através da unificação do portal Gov.br no ano de 2019, o qual integrou múltiplos serviços digitais do Governo Federal em uma só plataforma, priorizando uma abordagem centrada no usuário. Esta iniciativa visa melhorar a acessibilidade, eficácia e transparência dos serviços públicos, adaptando-se às demandas variadas da população. A partir da implementação de diretrizes de UX/UI e princípios de Design Iterativo, o portal unificado foi projetado para ser funcional, intuitivo e acessível para uma ampla gama de cidadãos, reunindo mais de mil serviços e alcançando 823 milhões de acessos em 2023. Os resultados das avaliações de usabilidade demonstram alta satisfação dos usuários, refletindo em uma redução significativa nas chamadas para centrais de atendimento e melhorias na eficiência operacional do governo, o que evidencia a proposta inicial deste estudo.

Palavras-Chave: Transformação Digital; Design Centrado no Usuário; Políticas Públicas.

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Publicado

2024-12-24