A REALIDADE VIRTUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE INGLÊS: categorias para a construção de um modelo de design
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-350
Resumo
A crescente popularidade das tecnologias de realidade virtual amplia suas possibilidades de uso e aplicação. Contudo, o design de ambientes de realidade virtual é complexo, exigindo a definição de objetivos, seleção de tecnologias e compreensão dos contextos culturais. Dado o contexto, este artigo tem como objetivo apresentar as categorias para a construção de um modelo para o design de ambientes de realidade virtual no contexto do ensino de inglês. A definição das categorias foi realizada a partir de uma revisão narrativa da literatura, seguida de uma revisão sistemática da literatura (RSL). Com base nos resultados, foram identificadas três categorias – cognição, experiência e tecnologia – as quais se desdobram em subcategorias para abranger contextos específicos. Os resultados do estudo serão utilizados para a criação de um modelo para orientar equipes multidisciplinares na definição de aspectos a serem incorporados em aplicações de realidade virtual no contexto do ensino de Inglês.
Palavras-Chave: realidade virtual; modelo de design; ensino de Inglês.