A MÍDIA E SUAS TECNOLOGIAS: Uma inferência sobre o impacto no processo criativo de desenvolvimento do Artesanato
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-348
Resumo
Este artigo faz uma reflexão sobre o impacto da Mídia no processo criativo para o desenvolvimento do artesanato como produto da economia criativa. Ao trazer definições e conceitos, busca-se olhar para o viés do artesanato como pilar econômico que tem tido as mídias como pilar inicial para a aquisição de conhecimento técnico para o processo criativo do seu produto-final, aquisição esta que tinha como base a transferência cultural, herança familiar ou até mesmo por conhecimento tácito. As comunidades criativas têm cada vez mais visto potencial econômico no produto artesanal que é movimentado por setores produtivos como o turismo que impulsiona a curiosidade de conhecer novos destinos e ter um souvenir que recorde a sua estada neste. Este cenário faz com que mais pessoas busquem conhecimento nas mídias para executar produtos artesanais que tenham diferencial de mercado, visando fomentar um movimento econômico que gere lucro para quem o executa.
Palavras-Chave: mídia; artesanato; cultura.