AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O DESIGN SUSTENTÁVEL DE SISTEMA PRODUTO-SERVIÇO: a RSL para a seleção de metodologias possíveis para o S-PSS
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-165
Resumo
As mudanças climáticas e suas consequências, cada vez mais presentes, intensificam os desastres, que atingem, principalmente, a população mais vulnerável das sociedades capitalistas. O papel dos e das designers, nesta lógica ambiental, é imprescindível, na medida em que sua formação é fundamentada na interdisciplinaridade, entre outras particularidades, para atender as necessidades humanas. Isto permite que os e as designers atuem na solução de problemas complexos, identificando os elementos concretos e abstratos, que constituam um determinado cenário. Neste sentido, o design Sustentável de Sistema Produto-Serviço (S-PSS) e seus métodos de implementação podem gerar soluções para orientar e acolher pessoas em situação de vulnerabilidade ambiental. Na busca por alternativas metodológicas aplicadas pelo S-PSS, foram realizadas pesquisas bibliométricas e de conteúdo, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, em trabalhos localizados no banco de periódicos da CAPES, resultando, após algumas etapas de seleção, em onze artigos norteadores.
Palavras-Chave: mudanças climáticas; população vulnerável; design sustentável de sistema produto-serviço; revisão sistemática de literatura; método.