O PAPEL DO DESIGN NOS AVANÇOS DA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO & INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA: uma revisão narrativa

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-458

Autores

  • Marina Schmitt
  • Rodrigo Augusto de Sousa Cavalcante
  • Eugenio Andrés Díaz Merino

Resumo

O objetivo da pesquisa é contextualizar a aplicação do Design nos processos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. A pesquisa é básica, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e o procedimento foi realizado por meio de uma revisão narrativa que utilizou como base o Banco de Dados da Pesquisa Agropecuária e o Google Acadêmico. A revisão resultou em 33 trabalhos, categorizados em dois grupos. Nos estudos correlatos, identificou-se que o design promove colaboração, criatividade e soluções inclusivas no setor agropecuário. Nas pesquisas conduzidas pela Embrapa, apesar de subutilizadas, foram identificadas algumas ferramentas de Design como mapa conceitual, persona, jornada do cliente, além da utilização do design thinking como metodologia. Portanto, a incorporação gradativa do Design pode criar ecossistemas mais colaborativos e beneficiar o setor produtivo e a sociedade, além de impulsionar a inovação no setor agropecuário, promovendo a competitividade, a sustentabilidade e a eficácia das políticas públicas.

Palavras-Chave: Design; Instituição de Ciência e Tecnologia; Inovação; Embrapa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Design: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e Empreendedorismo