O IMPACTO DO DESIGN COMO FATOR ESTRATÉGICO EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA: uma revisão sistemática aplicada
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-457
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) sobre a gestão de design em empresas de tecnologia e as práticas ou estratégias que influenciam essa correlação. A RBS é uma metodologia científica que ajuda a identificar lacunas e oportunidades de pesquisa. O estudo seguiu um protocolo que incluiu a formulação de uma pergunta-chave, definição de palavras-chave, a seleção das bases de dados CAPES, BDTD e SciELO. Foram selecionados quatro estudos focados no impacto do design na criação de valor e na gestão de produtos e serviços. Os resultados evidenciam que a gestão de design, quando utilizada como estratégia empresarial, contribui significativamente para a inovação e o alinhamento com os objetivos de negócios, servindo como um diferencial competitivo nas empresas de tecnologia.
Palavras-Chave: design; design estratégico; gestão do design.