DESIGN, SÍMBOLOS E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE VISUAL DE COLEÇÕES DE MODA COMO INSTRUMENTO REPRESENTATIVO DA CULTURA NORTISTA

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-453

Autores

  • Karla Mazarelo Maciel Pacheco
  • Calebe Gurgel Aragão
  • Maria Fernanda Maciel Leão de Azevedo
  • Isadora Cristina Farias Bastos

Resumo

Com intuito de realizar uma análise visual da comunicação e design presentes em uma coleção de moda com referência à cultura nortista do Brasil, a pesquisa desenvolvida durante o Projeto Samsung-UFAM para Educação e Pesquisa (SUPER), explorou como o público interpreta o conteúdo semântico das peças dado o contexto de inserção cultural. Definida como aplicada, a pesquisa utilizou abordagem qualitativa com objetivos exploratórios e descritivos, por meio de revisões bibliográficas, documentais, de opinião e estudos de caso, além de métodos dedutivos e dialéticos. Os resultados foram expressos em pontos positivos e negativos, onde notou-se a incorporação de significados semânticos na valorização da cultura local e atribuição do valor estético e simbólico aos produtos, paralelamente, torna-se crucial equilibrar o emprego de informações visuais para evitar comprometer a compreensão do público-alvo. Ademais, o estudo contribui positivamente para a análise científica e literária, servindo como referência para desenvolvimentos projetuais.

Palavras-Chave: Design de moda; Símbolos; Comunicação visual; Cultura Nortista.

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Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Design: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e Empreendedorismo