Design-Driven na prática: um estudo de caso do CESAR

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-452

Autores

  • Ana Alice Rio do Rego Barros
  • Danilo Diniz Jerônimo
  • Frederico Guedes Klaic
  • Juliana Andrade Rodrigues

Resumo

Este artigo investiga a relevância de se tornar Design-Driven e sua aplicação no desenvolvimento de produtos e na gestão empresarial. O estudo se concentra em compreender os elementos essenciais dessa abordagem e examinar como eles são aplicados no CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), fornecendo insights para outras empresas que aspiram adotar uma mentalidade orientada pelo design. Por meio de entrevistas semi-estruturadas com cinco colaboradores, o estudo revela os pilares fundamentais para a implementação do Design-Driven na organização, incluindo mobilização, conscientização e engajamento da equipe. São discutidas também as motivações práticas adotadas pelo CESAR, como abertura para o risco, conhecimento em processos de design e engajamento de equipes. Conclui-se que a cultura organizacional, sustentada por mudanças estruturais e culturais, é crucial para promover uma abordagem Design-Driven nas empresas.

Palavras-Chave: Design-Driven; inovação; design; cultura organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Design: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e Empreendedorismo