Design Thinking de serviços e Administração Pública: possibilidades em rotinas administrativas de um Centro de Referência de Assistência Social

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-451

Autores

  • Paulo Juan Valente da Silva
  • Rosângela Gouvêa Pinto

Resumo

Este artigo apresenta relação estabelecida entre Design Thinking e Administração Pública a partir do serviço de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar as rotinas administrativas do serviço de um CRAS pelo viés do Design Thinking de serviços. O trabalho tem caráter explicativo e, por meio de pesquisa bibliográfica e observações, buscou analisar as etapas das rotinas administrativas da unidade pública em relação aos princípios do projeto de serviço: ser centrado no usuário, ser cocriativo, sequencial, evidente e holístico. A pesquisa indica possibilidades de aplicação do Design Thinking à Administração Pública para pensar as etapas do serviço do CRAS e de como são comunicadas aos usuários, sua percepção do funcionamento do equipamento, o entendimento dos colaboradores quanto à sequência do serviço e da inter-relação entre as etapas do atendimento às demandas do usuário.

Palavras-Chave: administração pública; design thinking; serviços; assistência social; CRAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Design: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e Empreendedorismo