Uso de Jogos como Terapia para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - uma revisão sistemática

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-156

Autores

  • Ruan Carlos Oliveira de Lima
  • Keise Bastos Gomes da Nóbrega
  • Germannya D'Garcia Araújo Silva

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre o uso de jogos como ferramentas educacionais e terapêuticas para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e comportamentais em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O método aplicado foi adaptado do protocolo PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises), com recorte temporal de quinze anos. Três bases de dados foram utilizadas para seleção de setenta e seis artigos na fase de Identificação. Na fase de Triagem, quarenta e dois estudos foram classificados e destes, dezesseis foram elegíveis para análise e discussão dos dados. Os resultados apresentaram uma tendência de estudos de cunho analítico e observacional para compreender o impacto do uso dos jogos digitais no atendimento pessoas com TEA, entretanto, apontam os jogos, tanto digital quanto de mesa, como recursos terapêuticos eficazes para estimular e desenvolver as habilidades sociais, cognitivas e comportamentais destes indivíduos.

Palavras-Chave: jogos; ferramenta terapêutica; transtorno do espectro autista.

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Publicado

2024-12-24