RELAÇÃO ENTRE DESIGN, ERGONOMIA, EDUCAÇÃO E NEUROCIÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ÁRBITROS DE MARCHA ATLÉTICA
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-151
Resumo
A formação de um árbitro de marcha atlética requer muito mais do que conhecimentos em regras de prova. O desafio de criar um material de ensino para profissionalização destes profissionais precisa ser abrangente e utilizar dados e referencias contemporâneas, além de se apoiar nos conceitos de design, ergonomia, educação e neurociência. Após o período da COVID-19, abriu-se diversas possibilidades de desenvolvimento de cursos on-line. Mesmo assim, o desafio de planejar um material para árbitros de marcha atlética no ambiente digital continuou. Por isso, para compreender as necessidades e demandas deste público, um questionário on-line foi elaborado e contou com a participação de 229 árbitros profissionais associados as Federações Nacionais de atletismo de 11 países da América Latina. Os participantes relataram que o uso de apostila combinado com vídeos, em períodos de aula entre 09 e 16 horas é o mais indicado.
Palavras-Chave: Design ergonômico; atletismo; metodologia de ensino; marcha atlética.