RECOMENDAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE PRANCHAS TÁTEIS-VISUAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: uma revisão de escopo

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-149

Autores

  • Helena Rugai Bastos
  • Wagner Marcks Abreu de Goes Filho
  • Elizabeth Romani

Resumo

Este artigo apresenta resultados obtidos em revisão de escopo sobre recursos de Tecnologia Assistiva empregados em contextos não formais de ensino, para a inclusão de pessoas com deficiência visual, considerando o processo de apreensão de conteúdo expositivo deste público em instituições museológicas - temática maior estudada pelos autores há 5 anos. O estudo advém da dificuldade para encontrar estudos sobre concepção e produção de pranchas e painéis táteis visuais, bem como a verificação sobre o uso limitado da Tecnologia Assistiva empregada no processo de mediação da comunicação para pessoas com deficiência em museus. Assim, objetivando definir parâmetros e requisitos projetuais que facilitem a concepção de pranchas e painéis táteis-visuais, propõem-se um levantamento dos estudos realizados nos últimos 9 anos, por meio de uma pesquisa de revisão de escopo. A partir dos resultados obtidos, porém, verificou se a necessidade de aprofundar a investigação, em busca de parâmetros que contribuam para a produção de um guia com recomendações, que oriente o desenvolvimento dessa tipologia de artefato.

Palavras-Chave: revisão de escopo; acessibilidade comunicacional; museu.

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Publicado

2024-12-24