O DESIGN ESTRATÉGICO DEVE SER UM DESIGN SITUADO

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-142

Autores

  • Rodrigo Junges
  • Filipe Campelo Xaier da Costa
  • Guilherme Englert Corrêa Meyer

Resumo

O presente artigo visa afirmar o posicionamento de que o Design Estratégico é, ou deveria ser, um design situado. Uma área que já apresenta diversas características dos pressupostos do "Situated Knowledge” (HARAWAY, 1988), ainda que não citados diretamente, demonstra uma série de aproximações com seus postulados dentro das suas principais produções teóricas base. Para isso, primeiramente se divide em duas seções de revisão bibliográfica onde se desenvolve a temática dos saberes situados e do Design Estratégico a partir das concepções Zurlo (2010) e Freire (2017). Em seguida, se compreende a autopoiese como entendimento contextual para situar o design e se destacam quatro pontos que caracterizam o Design Estratégico como um Design Situado.

Palavras-Chave: design; estratégico; situado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24