DESIGN NO MUNDO CORPORATIVO: notas sobre os desafios da abordagem do design estratégico dentro das empresas de larga-escala.

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-450

Autores

  • Helena C. G. Farage
  • Dara Costa Rattes
  • Raquel Moraes Pereira

Resumo

O artigo compreende as barreiras da implementação do design estratégico em empresas de larga-escala. O design é visto como uma ferramenta vital para a inovação, essencial para a competitividade e adaptação ao mercado. No entanto, sua abordagem pode enfrentar barreiras significativas, incluindo a necessidade de equilibrar requisitos de diversos stakeholders e imediatismo exigido pelo ambiente empresarial. Utilizando uma revisão de literatura exploratória, o estudo identifica as principais dificuldades, como a resistência cultural, a falta de recursos e a dificuldade de alinhamento entre departamentos. O objetivo é contribuir com novos conhecimentos para o campo acadêmico e prático do design estratégico.

Palavras-Chave: Design Estratégico; Design Thinking; Barreiras de Design em grandes empresas privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Design: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e Empreendedorismo