DESIGN DE MODA ESTRATÉGICO: princípios metodológicos de cenários futuros e pesquisa de tendencias para marcas de moda

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-447

Autores

  • Alice Sukiennik
  • Filipe Campelo Xavier da Costa

Resumo

A moda transcende simplesmente roupas e acessórios, sendo uma expressão do indivíduo e de comportamentos sociais. Ao adotar uma abordagem de Design Estratégico, que vai além das meras técnicas operacionais, a moda pode se beneficiar ao criar espaços para reflexão, promovendo a geração de cenários futuros no design e a análise de tendências emergentes na sociedade. Nesse sentido, este trabalho visa desenvolver uma proposta de princípios metodológicos para a criação de cenários futuros e pesquisa de tendências aplicadas às marcas de moda. Para isso, foram conduzidas entrevistas em profundidade, workshops e grupos focais com especialistas em pesquisa de tendências e executivos do setor. Os resultados da pesquisa fornecem insights para capacitar empreendedores na indústria da moda, enriquecendo seus conhecimentos práticos com habilidades de interpretação e criação de cenários futuros.

Palavras-Chave: moda; cenários futuros; pesquisa de tendências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Design: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e Empreendedorismo