ATITUDE DE DESIGN NO CENÁRIO DE PESQUISA EM DESIGN NO BRASIL: uma revisão teórica de teses e dissertações

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-443

Autores

  • Katsutoshi Rech Fukuoka
  • Filipe Campelo Xavier da Costa

Resumo

Atitude de Design é um conceito que visa definir os caminhos criativos e inovadores para o design. Este conceito não é compreendido ou aplicado uniformemente em diferentes setores e contextos. O principal objetivo desta pesquisa foi entender como o conceito é adotado e estudado em programas de pós-graduação em design no Brasil, por meio de uma revisão sistemática de teses e dissertações. Realizamos uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), uma biblioteca digital brasileira de pesquisas, e uma análise aprofundada desses estudos para resumir as implicações e desvios da atitude de design nos programas de pós-graduação. O estudo revelou que diferentes graus de pós-graduação têm um foco variável em atitudes de design, influenciado por suas áreas de concentração específicas e linhas de pesquisa. A pesquisa fornece uma visão abrangente e perspicaz de como a atitude de design é percebida, estudada e aplicada em programas de pós-graduação no Brasil.

Palavras-Chave: atitude de design; pesquisa em design; revisão sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Design: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e Empreendedorismo