A LIDERANÇA DE DESIGN DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES: um panorama

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-441

Autores

  • Carolina Schütz Rosa
  • Joanna Mayr de Athayde
  • Cristiano Jose Castro de Almeida Cunha
  • Solange Maria da Silva
  • Eugenio Andrés Díaz Merino
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino

Resumo

O Design é um processo de busca e resolução de problemas com foco no usuário. Após a identificação do problema, o designer segue um processo lógico aplicado em todas as etapas do projeto. As equipes de Design precisam de estrutura, orientação e liderança para vencer as diferentes etapas. O objetivo deste artigo é compreender como ocorre a liderança no processo de Gestão de Design. Para isso, realizou-se uma Revisão Integrativa da Literatura. Dez estudos foram selecionados, tendo suas informações sintetizadas e organizadas em quadros. A análise e interpretação dos resultados destacou características do líder de Design e sua atuação em diversos contextos organizacionais. Além disso, a diferenciação entre gestor e líder de Design, embora nem sempre explícita, emergiu como tema relevante para a compreensão da dinâmica da liderança no contexto do Design. Pode-se, então, verificar a importância da liderança de Design para impulsionar a inovação e promover mudanças nas organizações.

Palavras-Chave: Liderança; Líder de Design; Gestão de Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Design: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e Empreendedorismo