Tentativas de construção de uma identidade latino-americana para a história do design a partir da Escola do Sul de Joaquín Torres Garcia
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-341
Resumo
Este trabalho analisa os fundamentos para a construção de uma identidade latino-americana no campo do Design, baseada nas ideias de Joaquín Torres García e seu pensamento da Escola do Sul. Adotando uma abordagem crítica, defendemos a valorização da multiplicidade de narrativas históricas, fundamentada na nova história, Micro-História e história do tempo presente. Nosso objetivo é propor uma análise interdisciplinar da identidade latino-americana no design, contribuindo assim para o fortalecimento dos estudos do Sul nessa área. Investigamos abordagens teórico-políticas que embasam o dito pensamento do Sul, como a Escola do Sul de Joaquín Torres García, suis outros, Epistemologias do Sul e Sul global. Como resultado, destacamos a busca por uma identidade latino-americana multifacetada, fundamentada em saberes locais e de forma situada. Ao resgatar e valorizar as particularidades da região, desafiamos a dominação cultural do norte global, ampliando o foco para uma história do tempo presente alimentada por uma perspectiva decolonial.
Palavras-Chave: história do design; América Latina; decolonialidade.