TIPOGRAFIA “HISTÓRICA”: as fontes renascentistas no jogo Pentiment

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-342

Autores

  • Caroline Winkelmann
  • Gabriela Botelho Mager

Resumo

Com marco da Bíblia de Gutenberg, a proliferação de livros impressos pelos tipos móveis é um dos eventos que constroem o Renascimento europeu; na história do Design e da Tipografia, esta tecnologia intermeia o desenvolvimento de concepções sobre a letra, a escrita e o livro. Com enredo na Alemanha do século XVI, Pentiment reflete fenômenos históricos do Renascimento e da Tipografia como suporte para construção história, usando das letras e livros renascentistas de inspiração e referência em sua criação e jogabilidade. Diante disto, este artigo objetivou o estudo analítico da “tipografia histórica” empregada no jogo como parte de sua construção narrativa. Para isto, a revisão bibliográfica suporta a análise das principais fontes do jogo, idealizadas pela Lettermatic. Conclui-se que a valorização do repertório histórico das práticas em Design se mostrou enriquecedora para o desenvolvimento de um projeto contemporâneo, agregando de maneira positiva na construção lúdica e narrativa do jogo.

Palavras-Chave: Tipografia; Game Design; história do Design.

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Publicado

2024-12-24