PRÊMIO MCB: 6º concurso de Pôster, a ideia de um design brasileiro em debate
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-334
Resumo
O presente artigo reflete sobre a constituição e acionamento dos imaginários sociais sobre um design brasileiro no ano 2000, tendo como objeto de estudo as críticas de design feitas a respeito dos cartazes selecionados no 6º concurso de Pôster da 14ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Para tanto, foram analisados tais documentos a partir de uma perspectiva decolonial. Argumenta-se que a construção desse imaginário social se dá a partir da partilha de símbolos, valores e ritos materializados em narrativas verbais, visuais e materiais, que constituem e reproduzem sistemas de representação cultural. A discordância à colonialidade, disposta na aceitação da contradição dessas narrativas, traz potência às análises e produções que nos possibilitam considerar outras versões possíveis de histórias, memórias e imaginários.
Palavras-Chave: Crítica de design; Prêmio Museu da Casa Brasileira; Design brasileiro.