POVO XUKURU DO ORORUBÁ: ANCESTRALIDADE, SABER E TRADIÇÃO - Como metodologias participativas de design favorecem o desenvolvimento de projetos de cunho educacional em territórios indígenas.
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-333
Resumo
O presente relato de experiência visa enfatizar como metodologias de design participativo favorecem o desenvolvimento de materiais educativos e o fortalecimento de sistemas educacionais específicos, como o vigente no Território Xukuru do Ororubá. Entendendo que as demandas educacionais não são necessariamente as mesmas existentes em escolas fora de territórios indígenas, e que as problemáticas particulares desse contexto podem ser ponto de partida para a elaboração de projetos culturais. Como o projeto: Livro didático para a T.I. Xukuru do Ororubá. Submetido à Lei Aldir Blanc como forma de angariar recursos e desenvolvido em parceria com o COPIXO (Conselho de Professores Indígenas Xukuru do Ororubá) tendo como resultado materiais de cunho educacional como o livro: Povo Xukuru do Ororubá: Ancestralidade, Saber e Tradição, publicado de maneira independente em 2022.
Palavras-Chave: Design participativo; Povo Xukuru do Ororubá; Livro didático.