POR UMA CONCEPÇÃO DO ENSINO EM DESIGN MAIS TEÓRICO-CRÍTICA
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-332
Resumo
Este artigo aborda a concepção vigente do ensino em design, por meio de uma transposição de conceitos de áreas diferentes (filosofia, sociologia) para constituir um novo objeto de análise. Objetiva-se analisar problemáticas do ensino de design no Brasil; explorar conceitos filosóficos e sociológicos, como o pensamento crítico e construtos derivados do pensamento de Bourdieu; e investigar o campo do design como produção social. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica e consulta a literatura nas áreas da filosofia, sociologia, história e teoria do design. Com o intuito de verificar os pontos investigados, foram analisadas quatro instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, examinando currículos, Projetos Pedagógicos e trabalhos de conclusão de curso. Essa verificação buscou inferir a presença de abordagens crítico-reflexivas nos cursos de design no cenário local.
Palavras-Chave: ensino em design; pensamento crítico-reflexivo; campo do design.