PÃO DE AÇÚCAR: GEOFORMA ICÔNICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Cartazes turísticos 1910-1960

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-329

Autores

  • Magdalena Sprechmann
  • Marcos da Costa Braga

Resumo

Rio de Janeiro, capital do Brasil até a construção da mítica Brasília, posicionou-se ao longo do século XX como uma cidade turística internacional, porta de entrada para a América do Sul, com sua natureza extraordinária e grande modernidade. O objetivo do trabalho é analisar a representação das diversas cenas cariocas em cartazes turísticos, onde o morro do Pão de Açúcar atua como forma icônica e verificar como ele é apresentado. O trabalho insere-se nos estudos de memória gráfica (Braga, Farias, 2018), tendo como fontes primárias os cartazes expostos em “Rio de Janeiro como Destino". Cartazes de Viagem, 1910-1970”. O corpus foi analisado a partir da óptica semântica da tipografia (Farias, Silva, 2005) e da imagem (Goldsmith, 1984), para compreender os cartazes no seu contexto cultural. Como resultado, pode-se dizer que o Rio construiu seu imaginário inigualável a partir de ícones e cenas singulares: Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Praia de Copacabana.

Palavras-Chave: cartaz; turismo; memória gráfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24