PANORAMA EPISTEMOLÓGICO SOBRE A CRIAÇÃO DE CONCEITOS
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-328
Resumo
Este artigo visa refletir sobre as bases filosóficas do conceito e suas relações com o campo do Design. A partir da definição de Deleuze e Guattari (2020), que concebem o conceito como um centro de vibração e uma totalidade fragmentária do conhecimento, busca-se caracterizar seus componentes, funções e objetivos para um melhor entendimento de sua aplicação no campo do Design. A revisão da literatura, centrada na Epistemologia como um ramo da Filosofia, é relevante, uma vez que o Design não desenvolve bases epistemológicas exclusivamente por meio da sua atividade. A estruturação de uma Filosofia do Design é apresentada como um desdobramento disso, promovendo a reflexão sobre o pensamento e a prática. A contribuição do artigo para a Teoria do Design visa revitalizar as conexões teóricas e conceituais do campo, preservando seus aspectos técnicos e práticos, e apresentando o conceito como uma introdução epistemológica aos aspectos filosóficos da atividade projetual.
Palavras-Chave: conceito; epistemologia; design.