ORIGENS PLATÔNICAS NO FUNCIONALISMO: idealismo como ontologia projetual
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-325
Resumo
No presente artigo demonstramos a existência de origens platônicas no desenvolvimento de projetos no Campo de Design. Ao buscar a gênese de algumas afirmações modernas (principalmente na Bauhaus) da teoria do campo, explicitada na sua literatura hegemônica, encontramos alicerces em comum na noção platônica de que as formas perfeitas estariam presentes no Topos Noetos, no mundo extra lunar das ideias. Sugerimos que esta noção ainda é divulgada com frequência no campo, principalmente no campo do design gráfico, em que se trata as formas e as cores como se pertencessem a uma esfera fixa e descolada da sociedade. O que defendemos vai de encontro a tal afirmação: as formas e cores possuem significados arbitrados socialmente, que cambiam de sentido de acordo com o lugar e/ou com o tempo histórico e cultural da sociedade analisada em questão. É uma noção materialista de enxergar o campo.
Palavras-Chave: Campo do Design; platonismo; idealismo e funcionalismo.