O valor agregado aos produtos colaborativos
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-324
Resumo
Este artigo analisou o valor agregado da sandália Tradi Zori, resultante da colaboração entre Havaianas e Mastermind Japan, lançada em 2020. A pesquisa explora como a junção identitária das marcas de luxo constrói valor imaterial no produto colaborativo. As estratégias de marketing e design das marcas são contextualizadas, destacando a importância da narrativa "volta às raízes", formulada pela equipe da Havaianas, que conceitualizou o produto por meio de referências históricas da estética japonesa. A metodologia inclui levantamentos bibliográficos sobre valor agregado, conforme proposto por Rafael Cardoso, e entrevistas com as equipes de marketing e design das marcas, considerando o contexto do mercado de luxo contemporâneo, conforme conceituado por Gilles Lipovetsky e Elyette Roux. Os resultados indicam que o valor agregado da Tradi Zori advém da confluência identitária de ambas as marcas, tornando a sandália rica em valores imateriais provenientes de estratégias unificadas entre marketing e design.
Palavras-Chave: produtos colaborativos; Valor agregado; mercado de luxo contemporâneo.