Livros ilustrados táteis para crianças cegas: um estudo sobre a adaptação de imagens para o tato

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-136

Autores

  • Júlia Quintana de Albuquerque
  • Anelise Zimmermann

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado a respeito das possibilidades de adaptação de imagens para o tato em livros infantis voltados para o público cego. A pesquisa contou com a revisão teórica com base nas pesquisas autores como Adam e Calomeno (2012), Domingues (2019) e Johnston (2006) e entrevistas com editoras brasileiras que possuem publicações de livros infantis ilustrados em braille e relevo, com o propósito de investigar o processo construção de tais publicações. Dentre as editoras entrevistadas estão a Ciranda Cultural e a Fundação Dorina Nowill. A partir das informações reunidas e discutidas durante a revisão teórica, efetuou-se uma análise de três livros táteis, voltados para crianças com deficiência visual, publicados no Brasil. Na análise realizada, foi verificado que os livros selecionados apresentam limitações para a compreensão tátil, conforme as recomendações apontadas pelas pesquisas teóricas na área.

Palavras-Chave: livro infantil; crianças cegas; ilustração tátil.

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Publicado

2024-12-24