GAMIFICAÇÃO EM TERMINAIS DE AUTOATENDIMENTO EM RESTAURANTES: Cenário e Perspectivas
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-130
Resumo
O uso de tecnologias automatizadas, como sistemas de compra e venda de produtos e serviços, que se intensificaram nas últimas décadas. A usabilidade é um fator crucial, devendo ser estruturada por sistemas que se adaptam às necessidades dos usuários. Uma estratégia usada é a gamificação. Ela é apresentada como uma estratégia que agrega valor, proporcionando inovação, melhoria da interação e incentivo ao desenvolvimento de habilidades, promovendo a motivação e orientação dos usuários. Os totens de autoatendimento são plataformas interativas que oferecem recursos de auto serviço, embora possam apresentar ambiguidades, como a substituição do trabalho humano e problemas na elaboração das etapas de processo. Assim, discutiu-se as principais características sobre esses totens e as implicações de um sistema gamificado. Para isso, aplicou-se um questionário onde obteve-se informações e dados contextuais desses recursos. Nesse contexto, conclui-se que a gamificação traz eficiência e autonomia de uso.
Palavras-Chave: Gamificação; Totens de autoatendimento; Usabilidade.