GAMIFICAÇÃO EM TERMINAIS DE AUTOATENDIMENTO EM RESTAURANTES: Cenário e Perspectivas

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-130

Autores

  • Ana Caroline Melo Lopes
  • Ravery Gomes da Silva
  • Lucas Marques Ramalho de Souza
  • Kyara Thalita Rodrigues Duarte
  • Alex Cael Borges Bastos
  • André Demaison

Resumo

O uso de tecnologias automatizadas, como sistemas de compra e venda de produtos e serviços, que se intensificaram nas últimas décadas. A usabilidade é um fator crucial, devendo ser estruturada por sistemas que se adaptam às necessidades dos usuários. Uma estratégia usada é a gamificação. Ela é apresentada como uma estratégia que agrega valor, proporcionando inovação, melhoria da interação e incentivo ao desenvolvimento de habilidades, promovendo a motivação e orientação dos usuários. Os totens de autoatendimento são plataformas interativas que oferecem recursos de auto serviço, embora possam apresentar ambiguidades, como a substituição do trabalho humano e problemas na elaboração das etapas de processo. Assim, discutiu-se as principais características sobre esses totens e as implicações de um sistema gamificado. Para isso, aplicou-se um questionário onde obteve-se informações e dados contextuais desses recursos. Nesse contexto, conclui-se que a gamificação traz eficiência e autonomia de uso.

Palavras-Chave: Gamificação; Totens de autoatendimento; Usabilidade.

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Publicado

2024-12-24