FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DAS EMOÇÕES PELO PÚBLICO LEITOR DE PUBLICAÇÕES EM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-129

Autores

  • Graziele Borguetto Souza
  • Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato
  • Eduardo Cardoso

Resumo

Este artigo aborda a acessibilidade na comunicação, destacando o papel da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como ferramenta para auxiliar aqueles que enfrentam dificuldades na expressão oral. Considerando a finalidade compartilhada de facilitar comunicação, o objetivo deste artigo é adaptar a ferramenta Emocards, incorporando pictogramas do sistema ARASAAC, a fim de criar ferramenta específica para avaliação das emoções pelo público leitor de publicações em CAA, desenvolvidas com o mesmo sistema pictográfico. Dado que a CAA é frequentemente utilizada por crianças, a proposta visa proporcionar alternativa acessível e inclusiva para avaliação de livros infantis. A pesquisa é teórico-aplicado de caráter descritivo, pois visa gerar relatório por meio de uma abordagem qualitativa, com coleta de material bibliográfico. Concluiu-se que o projeto de adaptação dos Emocards representa grande contribuição na promoção de comunicação mais inclusiva. O resultado da pesquisa é a proposição de um instrumento a ser validado e testado em pesquisa futura.

Palavras-Chave: comunicação aumentativa alternativa; emocards; pictogramas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24