DESIGN DE JOGOS TERAPÊUTICOS PARA A DEPRESSÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO JOGADOR: um olhar netnográfico
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-119
Resumo
A fim de se investigar o uso casual de jogos digitais para lidar com a depressão, foi realizado um estudo netnográfico em um tópico do fórum Reddit com mais de 400 depoimentos sobre jogos que auxiliaram pessoas a lidar com a doença durante a pandemia de COVID-19. Os discursos coletados passaram por análises lexicais focadas nos verbos, tendo em vista que as ações in-game criam as relações dos jogadores com os mundos virtuais. Foi tecida uma teia semiótica, baseada na Teoria das Semioses de Nöth, para ilustrar as relações subjetivas percebidas nas análises e apoiar uma discussão qualitativa. Deste modo, entremearam-se métodos antropologia e da linguística para atingir uma dimensão existencial pouco explorada das experiências de jogadores que sofrem com o transtorno depressivo. Acredita-se que este olhar possa contribuir para o design de intervenções jogos terapêuticos.
Palavras-Chave: experiência do jogador; netnografia; análise semiótica.