CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN E DA ERGONOMIA PARA A EDUCOMUNICAÇÃO: análise de cartilhas de educação ambiental

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-111

Autores

  • Ana Lívia Enes Rocha Cardoso
  • Luiz Adriel Rodrigues Oliveira
  • Lívia Flávia de Albuquerque Campos

Resumo

A degradação ambiental causada pelo crescimento populacional, manifesta a urgente necessidade da educação ambiental, neste sentido, a Educomunicação se apresenta como uma ferramenta que integra duas áreas do conhecimento, a Educação e a Comunicação, a fim de aprimorar esse processo. Cartilhas educacionais ambientais foram analisadas, explorando como o Design e a Ergonomia, a partir dos princípios da Ergonomia Informacional e do Design da Informação, pode melhorar a comunicação e impactar a conscientização ambiental em estratégias educomunicativas. Utilizou-se uma abordagem exploratória e aplicada, com etapas de definição de critérios de avaliação, seleção das cartilhas, análise e formulação de recomendações. Ao final, com base na análise dos critérios estabelecidos, foi elaborada uma lista de recomendações para a melhoria das cartilhas atuais e a criação de futuros materiais educomunicativos seguindo os princípios que facilitam a comunicação de informações.

Palavras-Chave: Educomunicação; Design da informação; Ergonomia Informaciona; Cartilhas Educacionais.

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Publicado

2024-12-24