BARREIRAS DE ACESSIBILIDADE DIGITAL E WCAG 2.2: o Design de Informação e a Infografia como instrumento de inclusão
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-109
Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar as principais barreiras de acessibilidade digital e relacioná las às WCAG 2.2, aplicando os princípios do Design de Informação e Infografia na construção de artefato capaz de disseminar a acessibilidade digital. Foi realizada revisão de literatura nas áreas de Acessibilidade Digital, WCAG, Design de Informação e Infografia. Além disso, foram identificadas barreiras de acessibilidade recorrentes na web e selecionados os critérios de sucesso da WCAG que dizem respeito a essas barreiras. A partir disso, considerando as boas práticas e métodos de infografia, foi construído infográfico em formato PDF com recomendações acessibilidade que possam ser utilizadas como ferramenta por profissionais responsáveis por produtos e serviços digitais. O estudo se justifica na potencialidade que outras aplicações possuem para impactar a acessibilidade digital, que ao longo dos anos, enfrenta as mesmas barreiras e avança a passos lentos.
Palavras-Chave: acessibilidade digital; infografia; WCAG.