AVALIAÇÃO SEMÂNTICA DE PRODUTOS IMPRESSOS EM 3D PARA O TRANSPORTE DE SACOLAS PLÁSTICAS
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-108
Resumo
A análise dos significados presentes nos produtos é um recurso cada vez mais importante para a área do Design, especialmente, para compreender o que os usuários buscam, baseando-se na interação com produtos, em termos de características visuais e físicas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção sobre suportes para transportar sacolas impressos em 3D no Laboratório Design 4 Human (D4H) - UFCG, sendo selecionados três modelos, seguindo o critério de distinção de configuração formal entre eles. Considerou-se as dimensões pragmática e emocional, usando os conceitos da Interação Significante, modelo de análise de significados relacionados a pessoas, produtos e contextos. Os resultados indicaram os valores semânticos, atribuídos a cada suporte, divididos na dimensão pragmática e emocional, os aspectos mais atrativos, com destaque para forma e cor, com as respectivas justificativas, e os percentuais da Caracterização Semântica, observando maiores índices de valores práticos e críticos, em comparação aos ideológicos e lúdicos.
Palavras-Chave: design; interação significante; impressão 3D.