ARTISTAS E REDES SOCIAIS: UM LEVANTAMENTO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO SOB A ÓTICA DO DESIGN

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-104

Autores

  • Carolina Arissa Kawagoe
  • Isabella Mari Ono
  • Maurício Elias Klafke Dick

Resumo

As redes sociais são ambientes propícios à criação de laços e círculos online, mas que também podem causar emoções negativas. Especificamente para a comunidade artística, é possível perceber uma competição de visibilidade de conteúdos e uma predominância redes sociais com objetivos majoritariamente relacionadas à carreira profissional. Diante disso, em uma abordagem de design centrada no usuário, este estudo teve por objetivo encontrar contribuições que auxiliem no design de redes sociais direcionadas a artistas, a partir da compreensão da experiência do usuário com este tipo de interface. Para isso, realizou-se um levantamento de campo que permitiu identificar as redes sociais mais utilizadas pelos artistas, assim como seus objetivos, necessidades, carências, preocupações e emoções no uso destas; além dos aspectos que formam seu senso como comunidade. Ao fim, concluiu-se que os artistas demandam por ambientes que sejam mais empáticos e inclusivos e que incentivem a colaboração e a troca de experiências.

Palavras-Chave: Design centrado no usuário; redes sociais; artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24