Análise de usabilidade da plataforma Colab Web UFAM - módulo estudante
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-99
Resumo
A pesquisa teve como objetivo levantar as dificuldades mais críticas do usuário, em seu primeiro contato com a plataforma de ensino a distância Colabweb UFAM, adotada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sendo assim, foi realizada a análise da usabilidade da plataforma, tendo como ação a ser observada: a inscrição em um curso e tarefas iniciais dos alunos na plataforma. A análise foi pautada nas três das dimensões primárias da usabilidade a fim de compreender a experiência do usuário com a plataforma. Revelou-se na plataforma falhas de usabilidade, pois no teste constatou-se falhas em todas as dimensões. Além disso, foi possível identificar pontualmente a causa principal dos problemas de usabilidade, mapeando e comparando o uso da interface durante os testes.
Palavras-Chave: Usabilidade; Colabweb UFAM; Experiência do Usuário.