ACESSIBILIDADE FÍSICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: estudo das circulações horizontais do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE.
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-94
Resumo
Uma grande parcela da população brasileira é composta por pessoas com deficiência, de acordo com a pesquisa do IBGE. A dificuldade mais comum relatada está relacionada a deficiências físico motoras, afetando atividades diárias como andar e vencer barreiras físicas. A lei n° 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, assegura o direito à educação para essas pessoas. No entanto, a maioria das instituições de ensino foi construída sem considerar a acessibilidade, dificultando seu uso por estas pessoas. É crucial que os sistemas educacionais proporcionem condições adequadas de acesso, permanência, participação e aprendizado, oferecendo serviços de acessibilidade que eliminem barreiras e promovam a inclusão. Neste contexto, este trabalho objetiva estudar as condições de acessibilidade física nas circulações horizontais do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), buscando diagnosticar e gerar recomendações projetuais para a intervenção e adequação ambiental.
Palavras-Chave: acessibilidade; instituições de ensino superior; pessoa com deficiência.