A REPRESENTAÇÃO DOS 5 ESTÁGIOS DO LUTO DO MODELO DE KÜBLER-ROSS ATRAVÉS DOS ELEMENTOS DE GAME DESIGN DO JOGO GRIS.
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-92
Resumo
Este artigo explora a eficácia do jogo Gris, desenvolvido pela Nomada Studio e publicado pela Devolver Digital em 2018, como ferramenta para transmitir sentimentos e representar os cinco estágios do luto propostos por Elisabeth Kübler-Ross. A análise do jogo Gris revela uma narrativa sem diálogos explícitos, onde a protagonista, Gris, enfrenta uma jornada de superação após uma perda trágica. Cada fase do jogo é associada um dos estágios luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, sendo representadas por elementos gráficos, sonoros e de jogabilidade que evocam sentimentos específicos nos jogadores. A metodologia inclui um questionário aplicado a jogadores jovens adultos. Os resultados mostram que o jogo Gris, através de suas escolhas de game design e visuais, é uma obra de excelência que vai além do audiovisual, proporcionando uma experiência tátil e única para cada jogador, conseguindo transmitir os sentimentos apresentados por Elisabeth em sua pesquisa.
Palavras-Chave: Game design; Modelo Kübler-Ross; Serious Games.