MARCAS DE LUGAR: potencial tipologia de artefatos gestores da discursividade social

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-311

Autores

  • Marcos Paulo do Nascimento Pereira
  • Marcos da Costa Braga

Resumo

Esta escrita pretende uma exposição a respeito da marca da cidade de Antuérpia, o A-radiante. Sua importância é dada pela compreensão de um uso específico da concepção do artefato marca enquanto possível mediador de conflitos históricos-sociais que se manifestam sobre o território no estrato temporal correspondente à primeira década dos anos 2000. Trata-se de estudo histórico de natureza qualitativa exploratória composto de levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Nele, verifica-se um tom de ineditismo dado por sua exposição em língua portuguesa e pela especificidade do caso visto sob a lente da Micro-História. Como resultado dessa exposição, o artigo pretende refletir a respeito das potencialidades da marca de cidade e a apreensão do projeto de marca enquanto artefato mediador da discursividade social.

Palavras-Chave: Antuérpia; marca de cidade; história do design; dispositivo; comunicação.

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Publicado

2024-12-24