Indução, dedução e erro em processos de pesquisa científica em design

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-306

Autores

  • Cristina Filgueira Dias
  • Maria Beatriz Saraiva Dinelli
  • Luís Cláudio Portugal do Nascimento

Resumo

Este artigo busca sistematizar aspectos do planejamento e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em design, com especial atenção à manifestação das figuras da indução, da dedução e do erro. Ele se insere, metodologicamente, na categoria dos estudos qualitativos, na modalidade de inquérito filosófico. Os dados processados foram obtidos, sobretudo, por meio da literatura especializada em metodologia científica, complementados por apontamentos de aula em cursos de mestrado e doutorado. Resultados indicam que textos científicos tenderiam a apresentar lógica essencialmente dedutiva. Já, por exemplo, inclusão de respondentes na amostra de pesquisas qualitativas pode revelar tônica predominantemente indutiva. Também resultam valiosas as instâncias de ajustes, realinhamentos e correções, em que a figura do erro teria papel colaborativo. Conclui-se pela desejável alternância sensível e judiciosa entre os modos mentais indutivo e dedutivo, mediados por instâncias de identificação e subtração de erros, na heurística de processos de pesquisa científica em design e em projetos de design.

Palavras-Chave: processos heurísticos na ciência em design; metodologia de pesquisa científica em design; indução, dedução e erro.

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Publicado

2024-12-24