IMIGRAÇÃO, REFÚGIO E DESIGN: os artefatos dos viajeros Warao
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-305
Resumo
Esse texto tem por objetivo discutir a aproximação entre as características de nomadismo e a materialidade dos artefatos cotidianos apresentadas por Barbosa (2012), assim como situação atual dos Warao, abordada por Tardelli (2023). Entende-se que as reflexões podem acrescentar à perspectiva descolonizadora de interação com os Warao. Ao mesmo tempo, o estudo é inspirado pela abordagem da Teoria Ator-Rede (Latour, 2012) na busca por uma alternativa para se compreender e representar as tensões e contradições dos Warao acumuladas historicamente com o próprio meio-ambiente e com os artefatos utilizados em suas atividades cotidianas. Para tanto, é sugerida a categorização de Bruno (2000), na qual os equipamentos e instrumentos são analisados segundo o cotidiano humano (repouso e religiosidade, trabalho, sociabilidade, entretenimento, alimentação, armazenamento, higienização, segurança). Neste sentido, esta perspectiva pode orientar futuramente a confecção de cartografias de controvérsias para expressão do conhecimento produzido.
Palavras-Chave: design; imigração; Warao; artefatos cotidianos.