DOS MUROS DO TERMINAL DE ÔNIBUS ÀS VITRINES DA BABA: um estudo de caso sobre localismo e preservação vernacular em estampas de moda autoral em Fortaleza

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-289

Autores

  • Antonio Laurindo de Holanda Paiva Filho
  • Ticiana Pereira de Albuquerque
  • Silvia Helena Belmino

Resumo

A moda se apresenta nesta pesquisa como costura entre os temas de consumo, localismo, representações e preservações de estruturas vernaculares de comunicação. Com o estudo de caso da relação entre a BABA, marca de moda autoral fortalezense, e Sapateiro Alves, o “amigo do pobre e conhecido do rico”, a pesquisa analisa os impactos do progresso de perspectivas locais quanto às questões de consumo. Relacionada à área dos estudos em design, a pesquisa dedica-se a mensurar os impactos do processo de digitalização de estruturas vernaculares, identificado na concepção de estampas. A metodologia inclui estudo de caso, análise de conteúdo e entrevista semiestruturada. Percebeu-se que a incorporação do repertório popular pela marca, além de uma estratégia comercial, adequa-se como uma conduta contra-hegemônica, permitindo a análise de aspectos de representação, localismo e preservação.

Palavras-Chave: consumo; localismo; representações; design popular; Fortaleza.

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Publicado

2024-12-24