DAS FEIRAS DE NEGÓCIOS AO PRÊMIO MUSEU DA CASA BRASILEIRA: Do fomento ao design à artificação.
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-277
Resumo
As feiras de negócios datam do final dos anos 1950, estabelecidas como grandes eventos que tinham por objetivo demonstrar a um público amplo as novidades produzidas pela indústria brasileira em diversos segmentos produtivos. O objetivo deste trabalho, parte de um estudo maior, é analisar como o setor de eventos juntamente à políticas governamentais (MORAES, 2005), contribuiu com o incentivo ao campo do design desde os concursos promovidos por feiras nacionais (BRAGA, 2010) até a criação do Prêmio Design MCB e como este, ao longo dos anos, foi ganhando contornos que o aproximaram das poéticas do universo artístico em um processo que pode ser denominado de artificação (SHAPIRO, 2007) ou artistagem (PORTUGAL, 2012), levando a dissociação do design da solução inteligente de problemas (BONSIEPE, 2011), distanciando-se portanto, das propostas dos concursos iniciais. O método de análise empregado é de natureza qualitativa com acentuado caráter histórico.
Palavras-Chave: concursos de design; feiras de negócios; promoção do design; eventos; Museu da Casa Brasileira.