ASPECTOS PICTÓRICOS DA LINGUAGEM GRÁFICA VERBAL EM NARRATIVAS GRÁFICAS: uma análise do parâmetro da multimodalidade em “Bom dia, Socorro” de Paulo Moreira

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-270

Autores

  • Giulia Xavier Rodrigues
  • Eduardo A B M Souza

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar como o autor-ilustrador Paulo Moreira utiliza a linguagem gráfica verbal na sua narrativa gráfica intitulada Bom dia, Socorro. Nesse sentido, buscamos contribuir tanto para a discussão brasileira acerca dos livros ilustrados – sobretudo da interação entre palavras e imagens (multimodalidade) –, quanto para os estudos da linguagem gráfica verbal no design. A fim de discutir os modos como a tipografia é utilizada nessa análise de caso, utilizamos a abordagem Formalista, cuja ênfase é explicitar como os elementos das narrativas gráficas operam. Como resultado, identificamos três funções da tipografia na obra: 1) representar a linguagem verbal falada; 2) representar os efeitos sonoros, e; 3) reproduzir os elementos tipográficos que operam como imagens. Concluímos que o uso da tipografia nessa obra remete ao modo como o mangá utiliza os kakimoji: tanto em relação às características linguístico-fonéticas, quanto aos seus aspectos gráficos. Com essa contribuição, reiteramos a necessidade da discussão dos aspectos pictóricos da linguagem gráfica verbal, em especial nos livros ilustrados.

Palavras-Chave: multimodalidade; narrativas gráficas; linguagem gráfica.

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Publicado

2024-12-24