AS CRÍTICAS DE ADALICE ARAÚJO E O ENSINO DO DESIGN NO PARANÁ
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-266
Resumo
Adalice Araújo foi personagem central na idealização e implantação dos cursos de comunicação visual e desenho industrial da Universidade Federal do Paraná, em 1975, criando, assim, o primeiro curso superior na área do design do sul do Brasil. Antes e durante esse período, entre os anos 1960 e 1980, ela manteve uma coluna sobre crítica de arte, especialmente arte moderna, chamada Artes Visuais, no jornal de grande circulação do estado chamado Diário do Paraná. Este artigo propõe identificar, por meio do levantamento bibliográfico e análise documental, o que Adalice Araújo escrevia sobre desenho industrial, comunicação visual, design e suas práticas em sua coluna dominical. Como resultado, entendemos que Adalice defendia o “design" como a aproximação da arte com a indústria e suas principais entendendo que a arte tinha que desempenhar um papel social, sendo assim, o design deveria ser voltado para a sociedade.
Palavras-Chave: Adalice Araújo; história do ensino de design; história do design no Paraná.