ARRANJOS E PRÁTICAS DO “NOVO MORAR” NA EXPOSIÇÃO JANELAS CASACOR 2020
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-265
Resumo
Em 2020, no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, a marca CASACOR apresentou a Janelas CASACOR, uma edição especial em formato físico-digital. A mostra apresentou o que chamou de um “novo morar”, marcado pela pandemia e idealizado para o pós-pandemia. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo analisar novos arranjos e práticas desse “novo morar” objetificados na Janelas CASACOR, por meio das estratégias Integração de ambientes e Incorporação de noções de assepsia. Para tanto, adota-se uma perspectiva interdisciplinar a partir dos Estudos da Cultura Material em diálogo com trabalhos das disciplinas de Design, Arquitetura e História, considerando o termo “objetificação” de Miller (1987). Nas análises, parte-se de uma abordagem filiada aos Estudos Culturais e discute-se como esse “novo morar” se relaciona com padrões de moradia de segmentos médios e abastados, disseminados no fim do século XIX no Brasil, considerando possíveis transformações, continuidades e atualizações no decorrer do século XX.
Palavras-Chave: Cultura Material; Design de Interiores; Janelas CASACOR.